CT”S (Comunicação Técnica) e novidades nos sistemas

SIOPS 2018

Belo Horizonte, 18 de maio de 2018

lmo(a) Sr(a) Contador(a)

Assunto: SIOPS 2018

Prezado(a) Senhor(a) Contador(a) e/ou Responsáveis pelo envio

Como é de conhecimento de V.Sas o Ministério da Saúde, através da equipe de Coordenação do SIOPS, promoveu profundas alterações nos layouts das informações sobre os investimentos feitos em educação.

Visando orientar os usuários do sistema sobre o envio das informações relativas ao preenchimento e envio das informações obrigatórias a ASI Sistemas de Informação divulga o presente comunicado que tem como objetivo reforçar o compromisso com nossos clientes e parceiros de que todas as providencias necessárias estão sendo tomadas e serão informadas oportunamente.

Informamos também que o Ministério da Saúde disponibilizou preliminarmente no dia 3 de maio e atualizou no dia 16 de maio a versão inicial do programa para preenchimento manual dos dados para prestação de contas.

A versão disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS), segundo informações extraoficiais obtidas em 17 de maio, ainda não contempla todas as funcionalidades necessárias à transmissão dos dados e a efetivação da prestação de contas, tampouco foram disponibilizados quaisquer recursos que permitam a geração automática de dados ao SIOPS 2018.

Mesmo com tamanha limitação, encontrou-se uma alternativa em oferecer a todos os clientes, uma forma de prestar tais informações ao MS. Sabe-se que é um trabalho extenso e moroso, mas enquanto o próprio Ministério não conclui por completo a liberação do programa do SIOPS, não há condições de oferecer um método automatizado.

Abaixo estão elencadas algumas dúvidas com suas respectivas orientações e que darão embasamento para apoio e suporte aos clientes. Destacamos que é extremamente importante a leitura e interpretação das informações aqui postadas.

Marque na sua agenda!

 

Em consonância, a Betha realizará um encontro via web no dia 25 de maio às 9h00min, com o objetivo de reforçar o conhecimento sobre o assunto e esclarecer dúvidas que restem àqueles que se apropriaram do conteúdo deste informativo.

 

Logo, enviaremos maiores informações sobre o encontro para que todos os participantes possam se organizar com antecedência.

1 - Qual o prazo para a prestação de contas ao SIOPS?

Conforme o Ministério da Saúde, o prazo para prestação de contas ocorre em até 30 dias após o bimestre de referência. Porém, com a disponibilização tardia do programa do SIOPS 2018, ocorrida apenas em 3 de maio e atualizada em 16 de maio, não houve pronunciamento quanto aos novos prazos para 2018.

Em contatos realizados com o MS, se obteve informações extraoficiais junto aos núcleos estaduais do SIOPS, e esse divulgará novos prazos para o envio dos bimestres. Estes prazos serão informados apenas após a disponibilização da versão final do sistema SIOPS, mas se reforça, que são apenas informações obtidas em contatos não formais.

2 - Posso fazer a prestação de contas ao SIOPS em 2018?

Na versão atual (1.0.3), conforme orientação do Ministério da Saúde, o programa está disponível apenas para preenchimento manual das informações, não sendo possível a transmissão das informações ao Ministério da Saúde.

Nos contatos realizados com o Ministério da Saúde, em Brasília, a informação extraoficial que se obtém até o momento, é que o programa ainda está em fase de desenvolvimento e testes. Ainda sobre a conversa, a versão final do programa SIOPS 2018 está sem previsão de data de disponibilização. Nesse programa, você notará que a opção Transmitir (Dados >> Transmitir) ainda se encontra desabilitada.

3 - Quais as mudanças ocorridas na prestação de contas ao SIOPS de 2017 para o ano de 2018?

O Ministério da Saúde criou um programa novo para o exercício de 2018. A maior mudança é a alteração da estrutura de preenchimento de dados, houve remoção de algumas pastas que existiam em 2017 e criou novas para 2018. Agora o preenchimento da Previsão e Execução das Despesas Orçamentárias, por exemplo, conta com uma distinção de Fontes mais ampla e também a quebra por Subfunção.

As receitas também tiveram alterações. Suas colunas trazem agora somente previsões brutas das receitas iniciais e atualizados, sem a necessidade das previsões das deduções. Ainda na parte das Receitas, o SIOPS manteve o ementário antigo da receita.

Para informações mais detalhadas você confere na cartilha disponibilizada pelo Ministério clicando aqui.

4 - Existe um layout específico do SIOPS em 2018?

Em informações extraoficiais da divisão SIOPS, quando liberada a versão final do programa, terá a possibilidade de importação dos dados com layout para a entrada das informações. Mas na versão atual 1.0.3, esta opção ainda não está disponível e também não há qualquer material referente ao futuro layout dos arquivos. Portanto, não há no momento qualquer possibilidade de desenvolvimento da interação do nosso sistema com o programa do SIOPS.

 

5 - Como está o processo que possibilita a geração automática da prestação de contas da Betha ao SIOPS 2018?

A Betha aguarda a versão final do SIOPS 2018 com o layout de importação dos dados. Partindo desse pressuposto, será possível iniciar a análise e desenvolvimento da importação de dados no SIOPS 2018. Enquanto tais liberações não são realizadas pelo MS, não há possibilidade de início dos trabalhos.

6 - Qual o prazo para a liberação da geração automática?

O prazo será estimado logo após a disponibilização da versão final do SIOPS e do layout com a documentação para análise e geração dos arquivos.

Pensando em agilidade, quais os procedimentos e configurações poderão ser realizadas antecipadamente à liberação do processo de geração automática?

Serão disponibilizados no Contabilidade (Desktop) propriedades adicionais em alguns cadastros, que possibilitam a configuração das Fontes de Recursos utilizadas pelo SIOPS, ou seja, essa configuração consistirá em relacionar seu modelo atual de fontes com as do programa SIOPS. Até o dia 25/05, estas configurações serão disponibilizadas juntamente com as orientações dos cadastros e informações passíveis de configuração.

Destaca-se que esta disponibilização antecipada, só terá efeito prático, se o MS de fato disponibilizar rotinas de importação de arquivos, seus respectivos leiautes e documentação necessária.

7 -Acontecerá um encontro via web para maiores esclarecimentos?

Sim. No dia 25/05, às 9h00min, será realizado um encontro com objetivo de reforçar o conhecimento sobre o assunto, esclarecer dúvidas e garantir efetividade no envio das informações.

8 - Como realizo o preenchimento das informações ao SIOPS 2018 manualmente?

Para que deseja iniciar o preenchimento das informações manualmente, atente-se aos procedimentos expostos abaixo:

Pasta Previsão e Execução das Receitas Orçamentárias:

Para preencher as informações desta pasta, poder-se-á utilizar os relatórios a seguir.

Importante! O SIOPS 2018 não atualizou o ementário das receitas. Todos os relatórios emitidos pelo Contabilidade (Desktop) apresentarão as rubricas do novo ementário da receita. Neste caso, as rubricas deverão ser comparadas com o DE-PARA da STN para encontrar qual a rubrica do SIOPS será preenchida com os valores.

- Comparativo da Receita Orçada com a Arrecadada (Módulo Financeiro > Relatórios > Anexos Mensais): Com este relatório você consegue extrair as informações da Previsão Atualizada Bruta das Receitas, Receitas Realizadas Brutas e também os valores das deduções, que aparecem ao final do relatório em grupo específico;

- Balancete da Receita (Módulo Financeiro > Relatórios > Mensais > Balancete > Receita): Este relatório também apresenta os valores previstos atualizados e executados das Receitas. É um outro modelo parecido com o item 1 que pode ser utilizado;

Relatório de Receitas (Módulo Orçamento > Relatórios > Receitas): Este relatório pode ser utilizado para encontrar o valor da Previsão Inicial das Receitas Brutas.

Pasta Previsão e Execução das Despesas Orçamentárias:

Para preencher as informações desta pasta, você pode utilizar os relatórios a seguir. Utilize os filtros disponíveis na emissão dos relatórios para filtrar Por Recurso e ter assim a quebra por Fonte do SIOPS. Há alguns relatórios que não possibilitam o filtro por Função e Subfunção somente, sendo assim os valores deverão ser somados manualmente nas quebras do relatório para preencher manualmente no SIOPS.

  • · Para municípios que possuem entidade separada para Saúde os relatórios podem ser emitidos diretamente nesta entidade com a opção de Administração Atual;
  • · Para municípios que possuem fundo de saúde no organograma da Prefeitura é possível selecionar o Órgão na janela de emissão dos relatórios, trazendo assim somente os valores do Órgão da Saúde.
  1. 1. Comparativo da Despesa Autorizada com a Empenhada (Módulo Financeiro > Relatórios > Anexos Mensais): Este relatório apresenta a execução das despesa agrupadas por toda funcional da despesa. Neste caso o relatório irá quebrar por órgão, unidade, função, subfunção, programa, ação e natureza da despesa. Como o SIOPS necessita de valores agrupados das naturezas de despesa até a Subfunção, será necessário somar manualmente as naturezas iguais dentro das quebras abaixo da subfunção que são programa e ação. Também na emissão deste relatório é possível selecionar o tipo da execução da Despesa: Empenhada, Liquidada ou Paga. Com estes filtros é possível preencher todas as colunas da pasta do SIOPS.
  1. 2. Balancete da Despesa (Módulo Financeiro > Relatórios > Mensais > Balancete > Despesa): Com este relatório é possível conseguir informações da execução da despesa empenhada e liquidada. Atente-se aos modelos disponíveis pois cada um deles agrupa as informações de uma forma diferente. Observe qual modelo é melhor para organizar as informações que irão ao SIOPS. Alguns modelos desse relatório exibem elementos sintéticos e analíticos. Também atente-se a isso para somar somente os valores de elementos analíticos.

Pasta Despesas por Fonte e Restos a Pagar

Tabela 1 - Disponibilidade de Caixa:

Para preencher as informações das colunas Até 31/12/2017 (Fundo de Saúde), Até 31/12/2017 (Consórcios Públicos em Saúde), Até o Bimestre (Fundo de Saúde) e Até o Bimestre (Consórcios Públicos em Saúde) desta pasta você pode utilizar os relatórios a seguir. Importante: os valores de Consórcios Públicos devem ser exigidos pelo fundo de saúde ao próprio Consórcio, sabendo assim como está a sua participação.

Balancete de Verificação (Módulo Financeiro > Relatórios > Mensais > Balancetes > Verificação): Uma forma de obter os saldos disponíveis de caixa é emitir o balancete de verificação com a opção Diária de 01/01 até o último dia do bimestre. Filtre também o Subsistema Patrimonial e o Superávit Financeiro como Financeiro. Por fim, marque a opção Demonstrar Contas Correntes. Com isto você terá uma emissão das contas financeiras demonstrando seus saldos por recursos. O recurso exibido é o mesmo recurso que os lançamentos financeiros guardam sempre que é realizado alguma movimentação com estas contas (pagamentos, arrecadações, etc). A janela de emissão do Balancete também dá a possibilidade de filtrar por recursos ajudando assim a diminuir os resultados, trazendo informações mais assertivas. Utilize a coluna Saldo Anterior para os saldos Até 31/12/2017 e o Saldo Atual para Até o Bimestre.

Tabela 3 - Despesas por Fonte de Recursos - Executadas em Consórcios Públicos:

Os valores de Consórcios Públicos devem ser exigidos pelo fundo de saúde ao próprio Consórcio, sabendo assim como foi a sua participação na execução orçamentária.

Tabela 4 - Restos a Pagar Inscritos no ano e Inscritos em exercícios anteriores:

Para preencher os valores desta tabela, podem ser utilizados os relatórios abaixo.

  1. 1. Relação de Restos (Módulo Financeiro > Relatórios > Diários > Resumos > Relação de Restos a Pagar): Por meio deste relatório é possível retirar o valor de restos a pagar inscritos no exercício, agrupados por tipo Processado ou Não Processado e também por Ano de Inscrição. Para isso informe a data de emissão como 01/01/1900 até 01/01/ano desejado. Marque a opção de Agrupar por Proc. e não processado e Ano. Note que o relatório irá agrupar primeiramente por tipo, desta forma todos os não processados virão primeiro, depois os processados. Logo após serão agrupados por exercício, tendo o totalizador de cada exercício ao final do agrupamento. Utilize a coluna Saldo para preencher as colunas Processado e Não Processado conforme os anos solicitados na Tabela 4.

Tabela 5 - Restos a Pagar Pagos até o Bimestre - Saúde

Para preencher os valores desta tabela, podem ser utilizados os relatórios abaixo.

  1. 1. Relação de Restos (Módulo Financeiro > Relatórios > Diários > Resumos > Relação de Restos a Pagar): Por meio deste relatório é possível retirar o valor de restos a pagar pagos até o bimestre, agrupados por tipo Processado ou Não Processado e também por

Ano de Inscrição. Para isso informe a data de emissão como 01/01/1900 até último dia do bimestre desejado. Marque a opção de Agrupar por Proc. e não processado e Ano. Note que o relatório irá agrupar primeiramente por tipo, desta forma todos os não processados virão primeiro, depois os processados. Logo após serão agrupados por exercício, tendo o totalizador de cada exercício ao final do agrupamento. Utilize a coluna Valor Pago para preencher as colunas Processado e Não Processado conforme os anos solicitados na Tabela 4.

Tabela 5.1 - Restos a Pagar Pagos em anos anteriores - Saúde:

Nesta tabela o programa pede que sejam preenchidos os valores acumulados pagos de restos, por tipo de resto, nos anos anteriores. Para preencher os valores desta tabela, podem ser utilizados os relatórios abaixo.

  1. 1. Relação de Restos (Módulo Financeiro > Relatórios > Diários > Resumos > Relação de Restos a Pagar): Por meio deste relatório é possível retirar o valor de restos a pagar pagos, agrupados por tipo Processado ou Não Processado. Para isso informe a data de emissão como 01/01/1900 até último dia do ano desejado. Você deve trocar o exercício do sistema para o ano que deseja emitir o relatório. Exemplo: for preencher os pagamentos de restos de 2017, acesse o exercício de 2017 na entidade e então emita o relatório. Marque também a opção de Agrupar por Proc. e não processado e Ano. Utilize a coluna Valor Pago para preencher as colunas Processado e Não Processado conforme os anos solicitados na Tabela 5. Faça isso em todos os exercícios disponíveis no Contabilidade (Desktop).

Tabela 6 - Restos a Pagar Cancelados/Prescritos até o Bimestre - Saúde:

Para preencher os valores desta tabela, podem ser utilizados os relatórios abaixo.

Relatório de Restos Cancelados (Módulo Financeiro > Relatórios > Diários > Despesas > Restos Cancelados): Através deste relatório é possível retirar o valor de restos cancelados, filtrado por tipo Processado, Não Processado ou Todos. Para isso informe a data de emissão como 01/01/ano de emissão até último dia do bimestre desejado. Retire o relatório por Tipo Processado e depois Não Processado para saber os valores para preencher nas colunas da Tabela 5. Utilize também o filtro de Recurso para separar os valores pelos recursos propostos pelo SIOPS.

Tabela 6.1 - Restos a Pagar Cancelados/Prescritos em anos anteriores - Saúde:

Para preencher os valores desta tabela, podem ser utilizados os relatórios abaixo.

  1. 1. Relatório de Restos Cancelados (Módulo Financeiro > Relatórios > Diários > Despesas > Restos Cancelados): Através deste relatório é possível retirar o valor de restos cancelados, filtrado por tipo Processado, Não Processado ou Todos. Para isso informe a data de emissão como 01/01/ano de emissão até último dia do ano desejado. Você deve trocar o exercício do sistema para o ano que deseja emitir o relatório. Retire o relatório por Tipo Processado e depois Não Processado para saber os valores para preencher nas colunas da Tabela 6.1. Utilize também o filtro de Recurso para separar os valores pelos recursos propostos pelo SIOPS. Faça isso em todos os exercícios disponíveis no Contabilidade (Desktop).

Lembre-se que ao surgimento de dúvidas ou dificuldades, esforços serão dispendidos a saná-las.

Ressaltamos que devem ser observadas as orientações repassadas e a sequência dos procedimentos acima e que, em caso de dúvidas, os responsáveis pelo envio devem entrar em contato com nossos técnicos de suporte.

Sempre reforçando nossa parceria, antecipadamente agradecemos pela atenção e colocam-nos à disposição.

Atenciosamente,

Planejamento e Contabilidade

Gerência da ASI Sistemas

Diretoria de Operações

ASI Sistemas, qualidade é o nosso compromisso!

Sistema Folha recebe melhorias que atendem ao SIOPE 2018

Pessoal e RH.jpg

Caro parceiro,

Sistema Folha recebe melhorias que atendem ao SIOPE 2018

Confira as melhorias liberadas para a geração do arquivo "Remuneração dos Profissionais de Educação", para as categorias Horista e Diarista.

Categoria Horista

O salário do funcionário horista será calculado de acordo com a carga horária definida no Cadastro de Funcionários. Dessa forma, as horas trabalhadas no mês​ serão multiplicadas pelo salário ​informado.
Exemplo: 200 horas/mês x R$ 20,00 valor/hora = R$ 4000,00.

Importante: ​A informação utilizada na carga horária ​do sistema SIOPE Municipal​, será gerada pelo campo "Horas por sem." ​(semanal) e não mais pelo campo "Horas por mês" do Cadastro de Funcionários.

Veja na imagem abaixo:

Categoria Diarista

Os dias (corridos) da competência​ serão multiplicados pelo salário​ informado.
Exemplo: 30 dias x R$ 74,65 valor/hora = R$ 2.239,50.

Veja na imagem abaixo:

IMPORTANTE

  • Configure corretamente a carga horária e o salário contratual, para que os valores enviados ao SIOPE sejam iguais aos pagos na folha de pagamento;
  • Criamos um manual para ajudar você na geração do arquivo e na configuração do sistema Folha. Para acessá-lo, localize na pasta de instalação do sistema, em seu computador;
  • Estas melhorias estão disponíveis na versão 6.1.33-006. 

 

Nova versão do Programa do SIOPE

COmunicado ASI 02 Oficial - 800X100.jpg

Caro cliente,

Para atender a nova versão do SIOPE liberada em 20/04/2018 precisamos atualizar o Sistema da Folha e os envios dos arquivos na versão: 18.0.0.8 só poderão ser importados depois que atualizarmos o Sistema da Folha.

http://www.fnde.gov.br/fnde_sistemas/siope/downloads

Obs.:  Os clientes que estiverem com a versão anterior do SIOPE os arquivos criados podem ser importados normalmente, mas aqueles que ainda não enviaram e precisarem atualizar o SIOPE, o Setor do RH terão gerar novos arquivos para a Contabilidade. Verifique essa situação com os responsáveis do envio.

  • · Fechou o mês, o ideal que crie os arquivos mensais e caso houver alteração de fichas ou despesas do FUNDEB para próximo mês, crie dentro do histórico do cadastro do funcionário na data atual do mês alteração para atender esses casos (gerar novamente os arquivos dos meses: 01,02,03/2018) possam serem gerados corretos e sem diferença do arquivo anterior.

Estamos entrando em contato com cada cliente para realizarmos atualização do Sistema.

 

 

 

 

 

Release de Inverno a ser entregue do sistema eSocial

Pessoal e RH.jpg

Caro usuário,

Com o objetivo de levar até você as novidades que nossas equipes estão preparando, veja abaixo as melhorias que estarão disponíveis a partir da entrega do Release de Inverno do sistema eSocial:

  • Criação do serviço para excluir ou alterar um histórico de domínio;
  • Disponibilização do tratamento das mensagens de validações do Schema;

  • Criação do status para realizar controle do registro integrado;

  • Criação de ambiente para gerenciamento das remessas de arquivos enviados ao eSocial (governo);
  • Criação de ambiente para acompanhamento e análise das inconsistências registradas por domínio;
  • Criação da comunicação de arquivos do eSocial (governo), assinatura A1 e armazenamento do retorno (web service);
  • Validação do arquivo usando xsd provido pelo governo.

CT - Prestação de contas 2017

COmunicado ASI 02 Oficial - 800X100.jpg

Caro parceiro,

                Como é do conhecimento geral, 31/03/2018 é a data limite para entrega da prestação de contas anual relativa ao exercício de 2017 ao TCE/MG. De forma a evitar transtornos de última hora, sugerimos algumas ações que deverão ser adotadas desde já:

01 – Encerramento total da movimentação de 2017, eliminando todas as pendências e lançamentos ainda não realizados.

. Atentar para a necessidade de possíveis reenvios de arquivos SICOM 2017. Informamos que o TCE/MG abrirá uma janela automática para reenvios de 2017, no dia 19/03/2018, sem a necessidade de petição.

02 - Verificação dos relatórios da IN 02/15: Anexos II a VII referentes aos gastos com saúde, educação, FUNDEB e pessoal. Os mesmos se encontram no seguinte diretório:

. Modulo Financeiro>> Relatórios>> Minas Gerias>> Anexos da IN 02/15.

03 - Verificação dos anexos Anuais:

. Modulo Financeiro>> Relatórios>> Anexos Anuais

  .. Balanço Orçamentário

  .. Balanço Financeiro

  .. Balanço Patrimonial 

  .. Demonstração das Variações Patrimoniais

  .. Demonstração dos Fluxos de Caixa

04 – Chamamos a atenção para a Instrução Normativa 04/17, que dispõe sobre as prestações de contas de 2017 (cópia em anexo).

05 – Para qualquer dúvida ou inconsistência verificada nos relatórios aqui citados, nossa equipe de suporte deverá ser imediatamente acionada para esclarecimentos e correções.

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE - Envio de informações ao SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação) em 2018 pelo Contabilidade (Desktop)

 

Planejamento e Contabilidade.jpg

Olá, usuário.

O prazo para prestação de contas do SIOPE do primeiro bimestre é 30/03/2018.

O  Ministério da Educação liberou uma nova versão do aplicativo do SIOPE na data de 02/03/2018, onde não houveram alterações que impactam na geração do arquivo atual. As alterações na versão de 2018 consistem em inclusões de naturezas de receitas e despesas, onde estas já estão preparadas na geração do arquivo. A Betha Sistemas decidiu por replicar a mesma geração de arquivos de 2017 para 2018. Sendo assim, estaremos disponibilizando em atualização até o dia 07/03/2018 a pasta SIOPE 2018 em Utilitários >> Gerenciador de ArqJoblets.

Importante observar que embora não tenham ocorrido alterações no layout, é necessário que as revendas e filiais façam a atualização do arquivo de De x Para das rubricas para 2018, principalmente em função do novo ementário. Vale ressaltar que este processo de De x Para se mantém com a mesma metodologia de 2017, onde as revendas e filiais já haviam realizado o mesmo procedimento, conforme orientações do Manual.

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE - Envio de informações ao SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde) em 2018 pelo Contabilidade (Desktop)

Planejamento e Contabilidade.jpg

Olá, usuário.

O prazo para prestação de contas do SIOPS do primeiro bimestre é 30/03/2018.

Como até o dia 02/03/2018 não houve nenhuma publicação por parte do Ministério da Saúde, a Betha Sistemas decidiu por replicar a mesma geração de arquivos de 2017 para 2018. Sendo assim, estaremos disponibilizando em atualização até o dia 07/03/2018 a pasta SIOPS 2018 em Utilitários >> Gerenciador de ArqJoblets.

Importante observar que embora não tenham ocorrido alterações no layout, é necessário que as revendas e filiais façam a atualização do arquivo de De x Para das rubricas para 2018, principalmente em função do novo ementário. Vale ressaltar que este processo de De x Para se mantém com a mesma metodologia de 2017, onde as revendas e filiais já haviam realizado o mesmo procedimento, conforme orientações do Manual.

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE - Envio de informações ao SICONFI em 2018 pelo Contabilidade (Desktop)

Planejamento e Contabilidade.jpg

Olá, usuário.

O SICONFI é formado por três conjuntos de informações, com prazos distintos:

1- RREO (Relatório Resumido da Execução Orçamentária), com periodicidade bimestral, sendo o prazo de envio do primeiro bimestre o dia 30/03/2018.

A última publicação da Secretaria do Tesouro Nacional ocorreu no dia 27/02/2018. Estamos trabalhando para disponibilizar a geração para 2018 atualizada até o dia 07/03/2018. A geração será realizada pela pasta SICONFI 2018 - RREO em Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblets.

2- RGF (Relatório de Gestão Fiscal), com periodicidade quadrimestral e semestral, sendo o prazo de envio do primeiro quadrimestre, o dia 30/05/2018. Como a geração iniciará apenas em maio, nossa meta de liberação antecipada será para o dia 15/04/2018. A geração será realizada pela pasta SICONFI 2018 - RGF em Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblets.

3- DCA (Demonstrativos das Contas Anuais), com periodicidade anual, sendo o prazo de envio do ano de 2017, o dia 30/04/2018.  

A taxonomia para 2018 foi publicada em 09/01/2018. Ainda resta a Secretaria do Tesouro Nacional fazer a publicação das regras gerais e das instruções de preenchimento. Como estas últimas orientações da STN ainda não foram divulgadas, estamos trabalhando a geração apenas com base na própria taxonomia XBRL. Nossa meta de liberação em atualização é para o dia 14/03/2018. A geração será realizada pela pasta SICONFI 2018 - DCA em Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblets.

"IMPORTANTE: Envio de informações à MSC (Matriz de Saldos Contábeis) pelo sistema Contabilidade (Desktop)" com você

Planejamento e Contabilidade.jpg

Caro, usuário.

 

Buscando sempre manter nossos clientes e parceiros informados das mudanças que estão acontecendo, elencamos abaixo alguns questionamentos e suas respostas sobre a MSC (Matriz de Saldos Contábeis).

O que é a Matriz de Saldos Contábeis?

A Matriz de Saldos Contábeis é uma estrutura padronizada de coleta de informações contábeis e fiscais dos entes da Federação para fins de consolidação das contas nacionais, da geração de estatísticas fiscais em conformidade com acordos internacionais firmados pelo Brasil, além da elaboração das declarações do setor público (Demonstrações Contábeis e Demonstrativos Fiscais). Clique aqui e saiba mais. 

Quais são os prazos legais para prestação de contas via MSC?

Conforme art. 8º da Portaria nº 896 de Outubro de 2017:

1- A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios das capitais dos estados: a partir de janeiro de 2018;

2- Os municípios que possuem regimes próprios de previdência, com exceção dos municípios das capitais dos estados: a partir de julho de 2018;

3- Os demais municípios não abrangidos nos itens 1 e 2: a partir de janeiro de 2019.

 

Qual a relação da MSC com o Siconfi?

A MSC corresponde a uma estrutura padronizada para transferência de informações primárias de natureza contábil, orçamentária e fiscal dos entes da Federação, composta pela relação de contas contábeis do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (IPC 00).

A partir do envio da MSC, será gerado de forma automática os rascunhos do RREO e da RGF pelo Siconfi com caráter auxiliar e indicativo. É exclusiva responsabilidade do ente da Federação a conferência, edição e homologação dos rascunhos referidos no caput de acordo com a legislação e normas vigentes. Saiba mais clicando aqui.

Onde posso obter maiores informações sobre a MSC?

Através deste link você encontra todas as informações referentes a MSC, como publicações das portarias e os layouts esperados.

Como será a geração dos dados pelo Contabilidade (Desktop) à MSC?

Através da geração do arquivo XBRL proposto pelo Siconfi, serão extraídas as movimentações das contas contábeis do período com suas informações complementares. As informações complementares de cada conta contábil podem ser encontradas nesta planilha.

Quando será disponibilizado à MSC aos clientes?

Já se encontra disponível a geração da MSC para órgãos estaduais e para capitais de estados, cuja vigência é para a competência de janeiro de 2018. Esta geração de dados está disponível em Gerar Matriz de Saldos Contábeis (Módulo Financeiro >> Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblet >> SICONFI 2018 - Matriz de Saldos Contábeis). Quanto aos clientes com RPPS, cuja vigência é válida para competência de julho de 2018, e também aos demais clientes, será disponibilizada uma versão complementar até 15 de julho.

Será disponibilizado algum material para revendas e filiais e/ou clientes?

Sim, estamos desenvolvendo uma manual detalhado com as orientações para configurações e geração da MSC. Também será desenvolvido um vídeo pela UCB (Universidade Corporativa Betha) demonstrando na prática a geração na Contabilidade e a importação no Siconfi, com os devidos exemplos. Estes materiais estarão disponíveis até a entrega da versão complementar em julho.

O que o cliente pode fazer para evitar transtornos de última hora?

O principal esforço para a geração da MSC é a relação entre as informações esperadas pelo Siconfi e as informações utilizadas pelo seu estado. Para que o processo de geração do XBRL entregue as informações nos moldes do Siconfi é necessário realizar um relacionamento. O processo de geração do XBRL possibilitará a leitura deste relacionamento criado pelo usuário. A leitura destes relacionamentos estará disponível a partir de 27/02/2018 e contemplará Contas Contábeis, Naturezas de Receitas/Despesas e Recursos.

Informações que não estejam relacionadas com o esperado pelo Siconfi deverão ser ajustadas na própria aplicação do Siconfi após o envio do XBRL

TRANSPARÊNCIA FLY - Permitir que o CPF não seja obrigado ao cadastrar um pedido de acesso à informação

Transparência.jpg

Olá, Usuário!

Informamos que a partir da versão 1.0.33-015 do sistema, o usuário administrador poderá parametrizar a obrigatoriedade ou não do preenchimento do campo CPF no pedido de acesso à informação. Como padrão, o sistema requer o preenchimento, dessa forma, caso deseje tornar a digitação do CPF opcional, basta que o usuário administrador acesse Ambiente admin > Permissões > Consultas > aba Geral > Acesso à informação > Registro do pedido e desmarque o item Exigir o preenchimento do CPF.

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE - IMPORTANTE: Tesouraria (Desktop) permite conciliação bancária automática

Planejamento e Contabilidade.jpg

 

 Caro usuário,

Agora a Conciliação Bancária poderá ser realizada de forma automática. E o melhor, a definição dos critérios para a conciliação é flexível.


A partir da versão 6.0.24 Atualização 17, prevista para liberação em 08/02/2018, estaremos disponibilizando um novo recurso para o processo de conciliação bancária do Tesouraria (Desktop). Com ele, será possível realizar a conciliação automática dos itens do extrato com os itens de lançamentos das contas bancárias.

Na tela *Contab/Extrato* estará disponível o botão Conciliação Automática. Para que o mesmo seja habilitado, o canal de atendimento deverá criar um arqjoblet com a classificação ConciliacaoAutomatica, em Classificações Gerais, esse arqjoblet deverá conter os critérios adotados para conciliação. Como por exemplo, itens com mesmo valor e mesma data.

 

Anexo a este, estamos disponibilizando um modelo de arqjoblet que poderá ser utilizado pelas Revendas e Filiais, como base para o desenvolvimento de seus próprios critérios de conciliação automática.


Esperamos com essa melhoria proporcionar maior agilidade ao processo de conciliação das contas bancárias.

PESSOAL E RH - Você sabia? Que agora é possível registrar a sua opinião sobre os nossos sistemas da área de pessoal?

Pessoal e RH.jpg

Caro usuário,

Você sabia?

Que agora é possível registrar a sua opinião sobre os nossos sistemas da área de pessoal?

É isso mesmo. Agora nos sistemas Folha (Desktop), Recursos Humanos (Desktop) e Ponto (Desktop), você pode deixar registrado a sua opinião com relação às funcionalidades e a usabilidade dos sistemas.

 
Clicando no ícone "Dê a sua opinião", localizado no canto superior direito da tela, você poderá registrar a sua opinião, conforme imagem abaixo:
Além disso, você poderá especificar para qual funcionalidade deseja enviar sua opinião. Sendo que, o campo Funcionalidade será preenchido automaticamente conforme a funcionalidade que você estiver acessando no momento da sua opinião. No exemplo abaixo, o Cadastro de Funcionários está aberto, e ao registrar a sua opinião o campo Funcionalidade será preenchido automaticamente.

Importante

 É válido ressaltar que os suportes solicitados devem ser mantidos por meio dos canais de atendimento.

C.T - Alteração na Configuração do Sicom Folha de Pagamento/2018.

 Comunicado - Logo da ASI e Betha.jpg

Caro parceiro,

Houve alteração na estrutura dos arquivos do Sicom da Folha de Pagamento para o mês 01/2018 e a inclusão de dois novos arquivos: AFAST – Afastamento e VIAP – Vinculo do Agente Público. Portando, antes do envio precisamos incluir no cadastro do evento o código da natureza da rubrica e para alguns códigos o tipo de rubrica  em Folha >> Arquivos >> Cálculos >> Eventos e Fórmulas >>Guia eSocial.

 

Devido à grande demanda no mês 02/2018 por causa da DIRF e Sicom a configuração dos dados na tela serão realizados somente para esses dois campos (Rubrica do eSocial e Tipo de rubrica) e depois a continuação da inclusão dos dados na tela do eSocial.

Sem título.png

  • No cadastro do evento informar para cada evento no campo Enviar eSocial = SIM e em seguida será habilitado na Guia eSocial.

             No manual Leiautes do eSocial v2.4 - Anexo I - Tabelas.pdf, consta a relação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento nas páginas 4 a 13 que devem ser impressas para consulta dos códigos a serem informados no cadastro do evento no campo Rubrica do eSocial.

Obs.: O campo Tipo de Rubrica será informado para os códigos:

Eventos de proventos: Torna-se obrigatório para os códigos das rubricas iguais a 1099, 1299, 1403, 6129 ou 9989.

Eventos de descontos: Torna-se obrigatório para os códigos das rubricas de desconto iguais a 9222 e 9299.

Atenção: Realizado a inclusão das rubricas no cadastro dos eventos, o sistema da folha irá alerta-los que existem outros campos que devem ser preenchido, mas desconsidere e clique em SIM para gravar.

  • Para agilizarmos o nosso trabalho, configure apenas para os eventos utilizados no ano de 2018 em Folha >> Relatórios >> Resumo >> Por Período.

Sem título2.png

Com essa relação dos eventos utilizados a configuração das rubricas pode ser realizada para SICOM.

Contamos com a colaboração de todos para essa configuração e assim que terminarem nos avise, pois faremos outras configurações no sistema para atender as alterações do Sicom para o prazo 28/02/2018.

Continuando com os ajustes da configuração do Sicom a partir 01/2018 o Teto Remuneratório terá que constar a Lei e a data da criação da alteração do teto salarial.

1 –  Quando houver alteração do teto salarial (maior salário dentro da entidade) será realizado em Folha >> Arquivos >> Cálculos >> Tabelas e terá inclusão da Lei e data da criação no campo Ato. Clique na Tecla F3 – a janela Cadastro de Atos irá abrir para inclusão da Lei (campo nº do ato) e data criação ( data criação da lei) e em seguida grave no cadastro da tabela.

Sem título3.png

Essa inclusão do “Ato” no cadastro da tabela será realizada somente no mês quando houver a alteração do teto salarial. Existindo mais de um aumento no ano corrente, os procedimentos serão realizados da mesma forma com a inclusão de um novo cadastro da tabela no mês da alteração com o novo ato.

PESSOAL E RH - Melhorias para o envio da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS 2018:

Pessoal e RH.jpg

Conforme a Portaria nº 31, de 16 de janeiro de 2018, a RAIS 2018, relativa ao ano-calendário de 2018, deverá ser apresentada até as 23h 59min 59s, horário de Brasília, do dia 23 de Março de 2018.

Para atender a exigência da RAIS e estar em conformidade com a reforma trabalhista, foi criada uma nova opção no campo "Tipo de movto. na RAIS" no Cadastro de Motivos de Rescisões, para os desligamentos por acordo entre empregado e empregador, conforme imagem abaixo:

As entidades que tem rescisões por acordo entre empregado e empregador deverão ajustar o Tipo de movto. na RAIS com opção: 90 - Desligamento por Acordo entre empregado e empregador, art 484-A da Lei 13.467/17. Assim evitando inconsistências na geração da RAIS 2018.

Melhorias para o envio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - DIRF 2018:

Pessoal e RH.jpg

1 - Melhorias para o envio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - DIRF 2018:

Conforme a Instrução Normativa RFB N° 1757, de 10 de novembro de 2017 a Dirf 2018, relativa ao ano-calendário de 2017, deverá ser apresentada até as 23h 59min 59s, horário de Brasília, do dia 28 de fevereiro de 2018.

O sistema Folha foi adequado para gerar as informações detalhadas ou não, dos beneficiários de pensão alimentícia que possuem eventos de desconto de pensão alimentícia configurados nos campos 3-04 e 3-04-01 do comprovante de rendimento.

No quadro de Informações complementares (campo 7) do comprovante de rendimento, serão mantidas as informações dos beneficiários quando lançadas no Cadastro de Beneficiários, da forma que já está implementado no sistema Folha atualmente.

Para tal necessidade foi criado o campo "Detalhar pensão registro INFPA" com as opções SIM e NÃO na funcionalidade D.I.R.F. em Arquivo, conforme imagem abaixo:

  • Caso a entidade tenha TODOS os dados e valores dos beneficiários de pensão alimentícia informados no Cadastro de Beneficiários poderá marcar o campo Detalhar pensão registro INFPA com a opção SIM, gerando essas informações detalhadas para a DIRF.
  • Caso a entidade NÃO faça integralmente o controle das pensões alimentícias pelo Cadastro de Beneficiários poderá gerar as informações resumidas marcando a opção Não no campo Detalhar pensão registro INFPA.

OBSERVAÇÃO: Sugerimos que as Entidades que não utilizam o Cadastro de Beneficiários, passem a utilizar o mesmo e a calcular os valores de pensão alimentícia considerando os dados dessa funcionalidade do sistema, pois para esse e os próximos envios da DIRF a Receita Federal irá exigir as informações detalhadas dos beneficiários que atualmente serão gerados sem detalhamento.

 

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE - IMPORTANTE: Inclusão da rubrica redutora “917280111” na classificação

Planejamento e Contabilidade.jpg

 

Olá, usuário Betha!

 

Conforme a flexibilização, solicitamos que os estados que utilizam rubricas redutoras iniciadas em “9”, façam a inclusão da rubrica “917280111” na classificação “R_REDUTORA_COTA_PARTE_ICMS_PRINCIPAL” no exercício de 2018.

A alteração citada, é necessária pois foi identificado um impacto na linha “10.2 - Cota-Parte ICMS Destinada ao FUNDEB (20% de 2.2)” do relatório “ANEXO 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE” disponível no menu: Módulo Financeiro > Relatórios > LRF > Anexos RREO.

Para realizar o procedimento, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o Sapo Utilitários, no exercício de 2018, o menu: Cadastros > Cadastro de Configuração das Classificações de Rubricas

  2. Selecione a classificação “R_REDUTORA_COTA_PARTE_ICMS_PRINCIPAL”.

  3. Adicione a rubrica "917280111" e grave o cadastro, conforme imagem abaixo:

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
4. Acesse o menu: Utilitários > Exportação / Publicação de Dados guia Sapo.
5. Selecione a opção Classificações de Rubricas e realize a Publicação da mesma, conforme imagem abaixo:
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Salientamos a importância da alteração para que o relatório “ANEXO 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE” seja emitido sem inconsistência.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Informamos ainda, que foi liberada a atualização Atualiza-Sapo-6024-14-8749-01 com uma alteração específica da linha 10.2 - Cota-Parte ICMS Destinada ao FUNDEB (20% de 2.2) deste relatório.

Mudança de IPs dos sistemas web

Gestão Municipal.jpg

Prezado Usuário,

No dia 09 de fevereiro, às 23h, iniciaremos uma substituição dos endereços IPs dos seguintes sistemas:
- Livro Eletrônico;
- Cidadão Web;
- Servidor Público;
- Admintools.

Esta manutenção terminará no dia 13 de fevereiro, 23h.

A partir de 14 de fevereiro, os sistemas ficarão indisponíveis e a equipe de TI da entidade deve alterar as regras internas de liberação, fazendo as seguintes substituições:

Atuais

Substituir por:

177.43.56.220

170.238.224.1/25

177.99.187.69

170.238.224.5/25

177.53.56.218

170.238.224.242/28

A equipe de tecnologia da ASI Sistemas estará à disposição para auxiliar os seus clientes no que for necessário. No período mencionado acima, poderá ocorrer instabilidade em todos os sistemas web.

logo rodape

Endereço e Telefones

Rua Silva Ortiz, 222 - Bairro Floresta
Belo Horizonte / MG
atendimento@asi.com.br
(31) 2511-7252

ASI nas Redes Sociais:


   

2017 | Todos os Direitos Reservados © ASI - MG - DMX

Search

Acesso Restrito